O Governo Federal anunciou o abono salarial do PIS/PASEP para os funcionários do comércio e do setor público em 2022. A liberação ocorreu em fevereiro e março.
O pagamento do PIS foi adiado e acabou não ocorrendo em 2021. Muitos funcionários esperavam que os salários dobrassem em 2022, mas a ideia nunca se concretizou.
Com isso, o pagamento do PIS neste ano de 2022 refere-se ao ano de 2020. O valor devido em 2023 será baseado no valor devido em 2021. Até o momento, os funcionários que trabalharam no ano passado não foram notificados de seus calendários.
Tenho direito no recurso: Como consultar?
Para PIS (funcionário do setor privado):
- Através do Aplicativo “Caixa Trabalhador”;
- No site oficial da Caixa;
- Ou ligando para a linha de apoio da Caixa: 0800 726 0207.
No caso do Pasep (servidor público):
- Telefone: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
- 0800 729 0001 (outras cidades);
- 0800 729 0088 (contato do Banco do Brasil) (deficientes auditivos).
Saque do abono salarial: Como fazer?
Caixa Econômica Federal (PIS):
- Nas agências da Caixa, leve identificação com foto;
- Em caixas eletrônicos e terminais lotéricos, utilizando o Cartão de Cidadão.
Pasep (Banco do Brasil):
- Nas agências do Banco do Brasil, mediante apresentação de documento de identidade;
- Por transferência automática para a conta do cliente da instituição.
Como consultar o Pis utilizando o CPF?
Existem vários métodos para determinar se você receberá ou não os fundos. Uma delas é por meio do site da Caixa Econômica Federal, que disponibiliza o acesso ao Pis por CPF ou NIS. Alguns usuários relataram ter dificuldade para acessar o site, alegando não conseguir obter o extrato do PIS.
Além disso, você pode consultar o Pis/Pasep pelo aplicativo Caixa Trabalhador. A ferramenta, que também inclui informações sobre seguro-desemprego e INSS, está acessível para celular Android e iOS.
No entanto, há outro método de consulta que vem sendo utilizado com mais regularidade para acessar o saldo do PIS. Isso é feito por meio do app Carteira de Trabalho Digital, acessível para dispositivos móveis Android e iOS.
Não sei meu número do Pis/Pasep, como faço?
Seu número de benefício pode ser determinado de duas maneiras. A primeira é revisar a Carteira de Trabalho (CTPS), o número do Pis, com os demais dados, deve estar na primeira página.
Outra opção é acessar o site do INSS: https://meu.inss.gov.br/ ou baixar o aplicativo Meu INSS. Em seguida, proceda da seguinte forma:
- Faça acesso com seu login no Gov.br;
- Preencha o formulário digitando seu CPF e clicando em Continuar (ou cadastre-se);
- Após o login, no canto superior esquerdo, selecione o botão “Meu Cadastro”. Devem conter informações como nome completo, número do CPF e número do PIS/NIT.
Entrar com recurso sobre o pagamento: Como fazer?
Os cidadãos podem levantar as seguintes preocupações sobre o não recolhimento do PIS/Pasep referente ao ano-base de 2020:
- Por meio das Superintendências Regionais do Trabalho do Ministério;
- Ou pelo e-mail: [email protected] — é necessário substituir as letras da sigla do estado pelos números da UF. Como exemplo, considere o seguinte: [email protected].
O MTP estabeleceu um prazo de 45 dias para o exame do recurso. Além disso, o ministério observa que a análise individual exclui o ano base de 2019.
Para saber se você tem direito ao saque e outras informações sobre o benefício, baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou ligue para a Central Alô Trabalhador 158.
Anteriormente, o Ministério do Trabalho havia prorrogado o prazo para busca de reanálise; no entanto, deve o trabalhador verifique se está nos padrões do governo federal. Dê uma olhada no que eles são abaixo.
Uma preocupação frequentemente expressa no momento é o recebimento do abono salarial PIS/PASEP, principalmente para pessoas físicas que assinaram carteira de trabalho assinada em 2021, ou no ano passado. Para responder a essa pergunta, é necessário revisar os requisitos de qualificação do programa.