Ainda em fase de testes, Nubank anunciou que os usuários do banco digital podem pagar as contas de débito em parcelas.
Nubank agora tem a opção de tornar as compras por débito direto mais flexíveis. A Fintech aderiu ao Buy now, pay later (BNPL) (compre agora, pague depois), e agora também permite que seus clientes utilizem seu cartão de débito para pagar posteriormente compras acima de R$ 30.
Parcelamento no Débito Na Nubank
Segundo a instituição financeira, o recurso pode ser útil para quem precisa parcelar as despesas em várias parcelas em momentos de urgência, podendo parcelar uma compra já feita na função de débito.
A novidade foi anunciada na sexta-feira (6) mas está sendo testada desde 23 de julho de 2021. Segundo a Nubank, a opção de pagamento é uma alternativa para situações em que a compra não permite o parcelamento imediato ou exige um desconto significativo, ou se o limite do cartão de crédito é baixo e você não quer se comprometer.
Com a nova função, as compras podem ser parceladas em até 12 vezes. O valor deve ter sido pago à vista para transações que não permitem o parcelamento no ato da compra.
Quem Pode Usar Essa Função ?
O parcelamento no débito está sendo testado com alguns usuários que já têm o valor do empréstimo disponível e em breve estará disponível para todos os clientes que têm acesso aos empréstimos do Nubank. Com essa funcionalidade, a Nubank espera que seus clientes tenham mais autonomia para decidir como e quando usar seu dinheiro.
Conheça também: Confira 5 dicas Infalíveis Para Aumentar o Limite do Cartão NuBank
Para usuários disponíveis parcelar sua compra posteriormente, basta acessar o aplicativo e abrir a compra que deseja parcelar e clique na opção Pagar por esta compra no futuro – ela deve aparecer em seu histórico; Selecione a opção Pagar depois; Leia os Termos e clique em Avançar; Você Ainda tem a Opção de simular os prazos e condições de pagamento;
Depois é só confirmar!
Soluções BNPL São Tendência na América Latina
A compra parcelada – ou BNPL – não é exatamente uma novidade no Brasil. O consumidor brasileiro já está acostumado com o varejo popular parcelado. No entanto, a modalidade ganhou uma nova cara com a introdução de produtos de bancos digitais e fintechs, tanto aqui como em outros países, menos habituados às compras a prazo.
De acordo com a CB Insights, espera-se que a indústria global de BNPL cresça de 10 a 15 vezes seu volume atual e alcance US$ 1 trilhão em mercadorias brutas anuais até 2025.
Existem diferentes produtos BNPL. Na Caso da Nubank, o usuário paga a compra primeiro à vista e depois realiza o parcelamento, sendo o valor do débito creditado em sua conta. Mas também existem outros formatos.
Quais as Vantagens das BNPL ?
Ao contrário de um cartão de crédito ou linha de crédito bancária, o BNPL permite que os consumidores paguem suas compras usando crédito de curto prazo, o que na maioria dos casos não exige o pagamento de juros.
Esses microcréditos são aprovados no momento da compra e podem ser adquiridos de duas formas.
- O primeiro é um empréstimo para ponto de venda, em que um provedor de BNPL trabalha com os comerciantes para fornecer financiamento em dinheiro.
- O outro é um plano de parcelamento que permite que as pessoas façam compras online e paguem por seus itens em um número pré-aprovado de parcelas.
Empresas que Operam Soluções BNPL no Brasil
Entre as empresas que já operam essas soluções aqui estão a colombiana Addi fintech, que também está no Brasil este ano e oferece empréstimos a lojistas e consumidores em pontos de venda, e a mexicana Nelo, que oferece um aplicativo para celulares Android que permite aos clientes pagar suas contas pessoais e compras online.
Mas não apenas as fintechs estão começando a explorar as soluções BNPL. Foi relatado recentemente que a Apple decidiu entrar neste mercado com a oferta Apple Pay Later. De acordo com as fontes que ouvi, o Apple Pay Later oferece a opção de pagar em quatro parcelas sem juros, com duas semanas, ou em várias parcelas, mas com juros.
Vale a pena usar o novo recurso Nubank?
O serviço é uma alternativa interessante se você deseja comprar algo e a loja não oferece parcelamento com cartão de crédito. No entanto, é importante que o consumidor faça uso inteligente desse novo recurso do Nubank.
O motivo é simples: incidem juros sobre o valor da transação. Na prática, isso significa que você acaba pagando mais, ou seja, pagando mais. o valor total final será maior. Quanto mais prestações, maior será o valor pago no final.
Portanto, é aconselhável utilizar o serviço apenas em situações especiais quando realmente não houver alternativa para evitar o risco de endividamento.