Tesouro Direto hoje: Vale a pena investir? Saiba mais!

O Tesouro Direto garante investimento? Desde o seu início em 2002, esta questão persistiu. No entanto, esse tipo de investimento conquista um número cada vez maior de defensores convencidos de sua rentabilidade e segurança. De acordo com dados do Tesouro Nacional, existem hoje cerca de 1.600.000 investidores ativos no Tesouro Direto.

Isso demonstra até que ponto o TD atraiu interesse e investimento na nação, não é?

Esse tipo de investimento em renda fixa é bastante seguro, o que é um dos motivos de sua popularidade. Além disso, normalmente é o passo inicial para investidores com baixa tolerância ao risco que estão apenas começando a investir.

O Tesouro Direto ainda vale a pena? Neste post, descreveremos como funciona o investimento do Tesouro Direto e destacar as vantagens desse método de investimento.

Leia também: PagBank Supera Expectativas de Mercado e Atrai Novos Clientes

Como funciona exatamente o Investimento do Tesouro Direto?

Comprar um título do Tesouro Direto é um processo relativamente simples. Essencialmente, quando você investe em TD, você se torna um credor do governo federal, ou seja, você empresta o dinheiro do governo, que ele lhe devolverá com juros no futuro.

Você pode investir a partir de R$ 30,00 e obter uma taxa de retorno sobre o valor principal.

O governo utiliza esses fundos de seus investidores para financiar a dívida pública e o patrimônio em setores como saúde, educação e infraestrutura.

Tesouro Direto é bastante seguro. A probabilidade de você não devolver os fundos emprestados mais juros é praticamente inexistente.

Isso só ocorreria se a nação declarasse falência, um evento quase improvável.

O Tesouro Direto vale a pena?

A resposta é: depende dos seus objetivos.

Se você não tem certeza se vale a pena investir no Tesouro Direto, avalie suas metas e objetivos financeiros, bem como seu perfil de investimento.

O Tesouro Direto é um investimento que vale a pena para quem tem perfil mais cauteloso e valoriza a segurança das aplicações.

O TD pode não ser a opção ideal se você tiver uma personalidade mais arriscada e estiver pronto para escolher a receita em vez da segurança.

Além disso, se seus objetivos são de curto prazo, como a constituição de um fundo de emergência, o Tesouro Direto, e principalmente o Tesouro Selic, é a melhor escolha (com liquidez diária).

Porque?

Primeiro, o Tesouro Selic tem o menor risco de perda de receita em caso de saque antecipado, segundo o próprio Tesouro Nacional.

Além disso, sua liquidez é diária. Se você resgatar seus fundos antes das 13h, terá acesso a eles no mesmo dia se precisar deles para uma emergência. No próximo dia útil, os fundos serão depositados em sua conta.

Os títulos do tesouro com prazos mais longos estão disponíveis para metas de médio e longo prazo. No entanto, produtos alternativos de renda fixa e renda variável, como CDB, LCI e LCA, garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito, podem oferecer mais rentabilidade com grau moderado de risco.

Quais são os encargos e taxas associados?

Além do rendimento de cada opção do Tesouro Direto, o investidor deve estar atento aos custos de aplicação e impostos, pois influenciam diretamente no valor resgatado. O desconto é aplicado automaticamente pela instituição financeira no vencimento ou resgate.

Determine os principais:

  1. Imposto sobre Operações Financeiras (IOF): incide exclusivamente sobre rendimentos de ativos resgatados em até 30 dias e varia de 96% no primeiro dia a 3% no dia 29;
  2. Imposto de Renda (IR): a alíquota segue a tabela regressiva do IR, com desconto sobre o rendimento entre 22,5% e 15% para investimentos com duração igual ou inferior a 180 dias e superior a 721 dias;
  3. Taxa de Custódia: A bolsa de valores brasileira (B3) cobra uma taxa anual de 0,20% sobre o valor investido para manter o papel seguro.
  4. Taxa de Administração: Algumas instituições financeiras podem cobrar do investidor uma taxa variável para administrar o investimento, enquanto a grande maioria não.

Vantagens dos investimentos do Tesouro Direto

Investir no Treasure Direct pode ser bastante lucrativo, principalmente para iniciantes. Os principais benefícios são:

  • Ativos mais seguros do mercado financeiro, com menor risco; mais acessível, com contribuições mínimas a partir de R$ 30,00; capacidade de investir várias vezes no mesmo título e agendar pagamentos mensais;
  • Ele retorna significativamente mais do que uma conta poupança;
  • Proteção de seus ativos por meio do investimento em títulos indexados à inflação;
  • Maior liquidez em caso de resgate antecipado;
  • Em poucos minutos, as inscrições podem ser feitas pelo celular.

Confira Também

Outros Conteúdos