Os brasileiros ganharam uma tendência para investir nos últimos anos. Não é por acaso que a entrada de pessoas físicas na bolsa B3 brasileira aumentou de 1,6 milhão no final de 2019 para 3 milhões no final de 2020, segundo informação do Exame.
Esse fato vem acontecendo por uma série de razões. Como o que acontece na área macroeconômica, por exemplo, em que a taxa Selic encontra-se em um patamar historicamente baixo, isso força os investidores a explorar outras opções além da poupança e dos títulos de renda fixa. Confira o Cenário atual para começar as investir!
Obstáculo Para Novos Acionistas
Não se pode negar, porém, que quem ainda não investiu ainda tem um certo medo de entrar nesse mercado. Por exemplo, há quem pense que é preciso muito dinheiro para começar, o que não é verdade.
- O atual Mercado financeiro brasileiro é bastante acessível, com possibilidade uma vasta área de aplicação, começando com investimento mínimo de R$ 10. Mas mesmo o ativo mais conservador do mercado nacional, a Selic do Tesouro, tem um investimento mínimo de R$ 100.
No Brasil, Luiz Barsi, o maior investidor individual da B3, também começou do zero. Ele está no mercado desde a década de 1970 e entendeu que manter ações de empresas sustentáveis e arrecadasse dos seus dividendos poderia acumular capital. Ele fez isso e agora é um bilionário.
Você Sabe Oque é liberdade financeira?
Claramente, são se pode dizer que todos que começarem a investir serão bilionários no futuro. Mas há algo tangível para todos: Ganhar liberdade financeira, mesmo que esse conceito seja diferente para cada um de nós.
A liberdade financeira é individual. Talvez atingir um certo limite de riqueza já seja visto como liberdade para alguns e não para outros.
Com as decisões certas, o investidor pode se empenhar para ter a independência financeira. Sendo assim, é esperado que a receita mensal de seus investimentos seja suficiente para atender a todas as suas necessidades sem depender de um salário.
Confira 5 Dicas para Alcançar a Liberdade Financeira
1. Organização Financeira
O primeiro passo é ser organizado financeiramente. Liste suas fontes de ganhos, suas despesas fixas e variáveis, tudo em uma tabela para ter um controle mensal e investir se possível.
É muito importante poder identificar a origem das despesas a serem feitas com clareza o que pode ser cortado, modificado ou reestruturado. Para que um plano de investimento funcione, o investidor deve ser capaz de fazer investimentos constantes para aumentar sua margem de lucro.
2. Fazer Investimentos selecionados
Construir uma carteira de investimentos saudável é vital para sua liberdade financeira, pois permitirá que você maximize sua capacidade de retorno. Você também reduzirá o risco de concentração.
Uma dica para um portfolio equilibrado é: nunca investir todo seu dinheiro em um único produto ou modalidade.
Há um mundo de possibilidades no mercado, desde títulos do governo até promoções. Um bom investidor, independentemente do perfil, conhece os diferentes tipos de investimento e sabe quais os mais adequados aos seus objetivos.
3.Crie Uma Reserva de Emergência
Todos devem ter. Você precisa configurar uma reserva de emergência para o caso de precisar de dinheiro rapidamente. É uma forma de não interferir nos demais investimentos e de ter sempre uma reserva em mãos.
Leia Também: Reserva de Emergência – Saiba Como Poupar Dinheiro Ganhando Pouco
Os especialistas estimam que essa reserva deve ser de pelo menos 5 a 6 vezes suas despesas mensais. Além disso, esse dinheiro deve ser destinado a ativos líquidos que permitam acesso rápido e a seguradoras como o Tesouro Selic.
4. Esteja Sempre no Controle de suas finanças e quite suas Dívidas
E importante que você faça o controle total Tenha controle sobre suas finanças. Isso inclui saber quantas vendas você tem, quanto está gastando por mês e começar a somar a receita e a receita que seu portfólio de investimentos pode gerar para você.
Nem todos podem pagar suas dívidas no curto prazo. Mas é importante ter um plano para que você possa recuperar dinheiro perdido com investimentos após. Para sair do débito, uma dica, por exemplo, é buscar a renegociação do valor em aberto com a instituição bancária.
5. Educação Financeira
Ao longo de todo o processo, a educação financeira deve estar sempre presente. Nesse caso, conhecimento é dinheiro e funciona desde pequenos investidores até grandes fundos mútuos. Com investidores instruídos tomando decisões inteligentes, o mercado brasileiro continuará a crescer.
Fundo Imobiliarios! Você Conhece ? Vale a pena Investir
Os fundos imobiliários (FIIs), são uma forma de investir em imóveis sem necessariamente ter que comprar um, a maré também é boa. Em 2020, a modalidade de investimento fechou com recorde de novos cotistas que apostam nesse mercado.
O número praticamente dobrou, de 1,41 milhão em 2019 para 2,72 milhões em 2020. De acordo com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e a Anbima (Associação Brasileira das Companhias dos Mercados Financeiro e de Capitais) foi resultado de sendo o mais expressivo de todos os tipos de fundos mútuos listados na Bolsa de Valores brasileira B3, incluindo fundos fixos, variáveis e multimercados.