Imprevistos acontecem. Levantamento feito pela Anbima mostra que 62% da população não economizou no ano passado, sem nenhuma reserva de emergência.
Os dados preocupantes, que fazem parte de uma pesquisa realizada no ano passado, se repetem neste último semestre que mostram que a falta de educação financeira é o principal motivo para a falta de pensamento sobre o futuro.
Além do endividamento que chegou a 66,3% no final do ano passado, segundo a Associação Nacional do Comércio (CNC), os brasileiros também têm grande dificuldade de economizar valores para emergências. Confira porque é importe uma reserva de emergência:
O que é uma reserva de emergência?
A reserva de emergência é uma quantia em dinheiro que você pode usar em uma situação de emergência. Sendo assim, esse valor dá a você a segurança de cobrir suas despesas mensais e manter sua qualidade de vida.
Desta forma, a reserva de emergência garante que você tenha a segurança de cobrir suas necessidades básicas caso algo imprevisto aconteça, que o deixe sem fonte de renda por um determinado período de tempo e garante e protege suas finanças.
Por Onde Começar a Poupar?
Uma ótima maneira de construir com sucesso uma reserva de emergência é criar um tíquete imaginário para ela. Todos os meses, ao depositar o seu dinheiro na conta, já está subtraindo a percentagem correspondente ao que vai atribuir à reserva de emergência. É a maior armadilha em apenas salvá-lo quando ele sobra.
Depois de organizar as contas com uma planilha que registra todas as suas receitas e despesas, você decide que porcentagem atribuirá ao seu futuro. A melhor coisa a fazer é colocar pelo menos 10% na reserva de emergência e outros 20% em uma reserva de longo prazo, como um projeto de aposentadoria.
Como criar uma reserva financeira?
Para criar um fundo de reserva, você precisa atribuir uma porcentagem de sua renda mensal a esse fundo. Defina um valor mínimo para economizar pelo menos a cada mês até que sua reserva tenha um valor significativo.
A reserva de emergência deve ser em um investimento com liquidez diária, ou seja, você precisa ter acesso instantâneo a esse dinheiro quando precisar. A poupança já foi um bom lugar para sair da reserva justamente porque o dinheiro é fácil de sacar, mas com a Selic historicamente baixa, essa modalidade traz menos que a inflação.
O ideal é entrar em alguns investimentos de renda fixa com liquidez diária que gerem mais do que poupança, como: CDB ou um LCI.
Reserva Mínima Indicada á Empresários
Para o empresário que não tiver acesso à remuneração do empregado quando seu negócio não estiver mais gerando receita, a reserva de emergência deve ser de 12 a 18 vezes suas despesas básicas mensais. Contudo, isso significa que ele poderia ser autossuficiente por até 1,5 anos até encontrar uma nova fonte de renda.
Como Calcular uma Reserva de Emergência Ideal
Para calcular sua reserva de emergência, você deve primeiro calculá-la. Suas despesas básicas. Liste tudo o que você não pode pagar: finanças, água, luz, telefone, alimentação, etc. Pois, o valor desta soma corresponde às suas despesas básicas. Agora, basta multiplicar pelo número de meses que sua situação exige.
O cálculo do fundo de emergência é variável. Em geral, como trabalhador autônomo, é preferível reservar de 12 a 18 meses para suas despesas básicas. Se você for um funcionário público ou oficial da CLT, essa economia pode ser de 6 a 12 meses.
Importância de ter Uma Reserva de Financeira
Como o nome sugere, esse fundo deve ser usada em caso de emergência. Cabe-lhe a si alimentar-se em caso de desemprego, pagar uma reparação não programada do carro ou efetuar a manutenção urgente da casa, além disso sem você não possui um plano de saúde, é importe manter uma reserva para custei de possíveis serviços médicos.
É importante sempre reabastecer a reserva de emergência o mais rápido possível. Deixe esse dinheiro em um investimento que pode ser reembolsado imediatamente quando necessário, mas que está próximo da inflação.
Onde posso manter minha reserva de emergência?
Em primeiro lugar, você pode economizar dinheiro se você investindo, então agora é a hora de entender onde INVESTIR sua reserva de emergência. Como você viu acima, esse é o dinheiro que você só movimenta quando algo inesperado acontece e você precisa urgentemente de dinheiro! É por isso que você não pode esperar para ter esse dinheiro: você precisa de liquidez instantânea!
Confira Também: Como Funciona o WhatsApp Pay – Faça Pagamentos Pelo WhatsApp
Portanto, este deve ser o primeiro critério para você investir suas reservas. Não adianta nada para a reserva emergencial, um investimento com um retorno gigantesco, mas o prazo é de 10 anos ou o dinheiro demora 30 dias para entrar na sua conta.
Uma boa forma de encontrar esses investimentos é nos CDBs de bancos digitais que rendem pelo menos 100% do CDI. Por exemplo, existem também instituições que possuem contas correntes com as quais o seu dinheiro trabalha rendendo, como o Nubank e o PicPay!