Diversas ocorrências nacionais e mundiais estão influenciando o mercado financeiro. Por isso, é fundamental estar atento aos maiores investimentos para 2023.
Contamos com as sugestões compiladas pelos especialistas financeiros da Ethimos para fornecer a lista completa.
Continue lendo este material e veja a carteira de investimentos recomendada para 2023.
Ótimos investimentos para 2023
O novo ano começou e muitos investidores estão em busca de novas tendências e possibilidades do mercado financeiro.
Escolher os ativos certos para 2023 é crucial, especialmente diante dos inúmeros riscos econômicos no Brasil e no exterior.
Com relação aos planos econômicos do novo governo, bem como à sua influência nas taxas de juros, há uma incerteza considerável no Brasil.
Além disso, uma recessão econômica nos EUA é amplamente antecipada para o próximo ano.
Portanto, o investidor tem diversas possibilidades de investimento. E podemos ajudá-lo a determinar os melhores investimentos para 2023!
Continue lendo.
Leia também | Previdência privada vale a pena? Veja 7 motivos para investir seu dinheiro!
Qual é o maior investimento para o ano de 2023?
Se você deseja determinar o melhor investimento para 2023, você veio ao lugar certo. Explore a lista completa!
Juros fixos
Inicialmente, é fundamental avaliar o alto patamar das taxas básicas de juros e o atual cenário macroeconômico.
Por isso, é fundamental ficar atento às maiores oportunidades de investimento em renda fixa para 2023. Veja:
Departamento do Tesouro
Governo IPCA+
Instrumentos Financeiros (CDB/LCI/LCA)
Investimentos Imobiliários em 2023
Em 2023, os FIIs são excelentes possibilidades de carteira de investimentos. Por estarem atrelados a ativos fixos, sua volatilidade costuma ser menor do que, digamos, a das ações.
Consulte os seguintes FIIs:
RECR11 – REC RECEBIMENTOS IMOBILIÁRIOS
TRXF11 – TRX Imóveis
Melhores medidas para 2023
O início de 2023 incluirá uma taxa de juro na casa dos dois dígitos, o que terá efeitos significativos na nossa economia.
Como resultado, os resultados de muitas empresas serão afetados adversamente. Assim, consideramos vantajosas as seguintes possibilidades de investimento para 2023:
- Banco do Brasil (BBAS3)
- Engenharia de Micron (UM/MUTC34)
Melhores oportunidades de investimento para 2023
- CDB
- Títulos Públicos Federais
- Fundos de investimento
- Fundo Imobiliário
Ações
Uma das formas de investimento mais conhecidas, as ações representam uma parcela do capital social de uma empresa. Quem compra ações na Bolsa de Valores torna-se um parceiro de negócios.
A B3 (Brasil Bolsa Balco) é a maior responsável pela gestão de ações no Brasil. As corretoras facilitam a compra e venda desses títulos (como também são chamadas as ações).
É fundamental observar que a rentabilidade de uma ação depende do sucesso da empresa. Por isso, é fundamental ficar atento à reputação dela no mercado.
COE
O COE (Certificado de Operações Estruturadas) é um “bundle” que combina produtos de renda fixa e variável para diversificação do portfólio.
Com COEs, o investidor é mais capaz de estimar a lucratividade, bem como uma variedade de lucros e perdas potenciais. Esta “combinação” pode visar investidores conservadores e agressivos devido à sua adaptabilidade.
Existem COEs que garantem o retorno do investimento (COE de Valor Nominal Protegido). Alternativamente, existem outros com maior grau de risco e maiores lucros (COE do Valor Nominal em Risco).
Debêntures
As debêntures são instrumentos de empréstimo corporativo que são pagos com juros aos “doadores” (pessoas que aplicam o dinheiro). Devido a sua renda fixa, o investidor consegue prever quanto irá resgatar no vencimento.
Existem várias formas de debêntures, cada uma com qualidades distintas e perfis de público. Remuneração pré-fixada, pós-fixada e híbrida compõem a rentabilidade.
Qual é o melhor investimento de hoje?
Para saber qual é o melhor investimento agora, o primeiro passo é definir o seu perfil de investidor e estabelecer metas específicas. Isso é crucial, pois não existe um método predeterminado ou classificação de investimentos que defina o melhor.
Na verdade, um investimento inteligente é aquele cujas qualidades se alinham com seus objetivos, capacidade de investimento, tempo em que pretende deixar o dinheiro investido e sua estrutura emocional para gerenciar riscos.
Qual é o melhor investimento de curto prazo?
Para determinar o melhor investimento a curto prazo, é necessário saber o objetivo da sua aplicação e o valor que pretende investir.
Os investimentos de curto prazo geralmente têm o maior índice de liquidez em relação à lucratividade. Muitas vezes, eles são encarregados de estabelecer a reserva de emergência.
Para esse tipo de investimento, os melhores ativos de curto prazo são Tesouro Selic, CDB de liquidez diária, Fundos DI, LCI, LCA e Fundos de Renda Fixa.
Investimentos com maior liquidez diária
As aplicações que possuem liquidez diária podem ser vendidas ou resgatadas a qualquer momento. Seu grande benefício é a independência que proporciona ao investidor.
Dentre os maiores ativos com liquidez diária, podemos citar: Ações de empresas, CDBs e Títulos do Tesouro Público.
Onde e como investir em 2023?
Escolher os melhores tipos de investimentos para 2022 depende de vários critérios, como idade, ambições, tempo de retorno e perfil.
Não é simples tomar uma decisão mais contundente para começar a investir por conta própria, visto que o mercado financeiro está se tornando cada vez mais diversificado e o cenário econômico global está sempre mudando.
O ambiente atual exige maior prudência para alcançar melhores resultados financeiros.
Portanto, todo mundo que deseja saber como investir em 2023 é aconselhado a escolher um consultor financeiro respeitável.
Preciso investir em 2023?
A resposta é afirmativa. Uma carteira de investimentos bem equilibrada no curto, médio e longo prazo é sempre uma boa escolha.
A obtenção da assistência de um consultor de investimentos é preferível para monitoramento aprimorado do portfólio e aconselhamento individualizado.
Esses especialistas monitoram toda a atividade do mercado para que possam oferecer os bens de investimento mais adequados para o ambiente atual.